top of page

Espevitador teoterapêutico



Também lhe fez sete lâmpadas; as suas espevitadeiras e os seus apagadores eram de ouro puro (êxodo 37.23 – ARA).


Espevitadeira ou espevitador é um utensílio destinado a espevitar (puxar e cortar) a parte queimada do pavio de velas e candeeiros. Fez parte do dia a dia dos levitas junto ao Tabernáculo de Moisés.


A menorah, candelabro de sete braços, símbolo do judaísmo, permanecia acesa o tempo todo. Para que isso fosse possível, com eficiência, era preciso renovar constantemente os pavios. Espevitá-los frequentemente. Esse processo resulta em chama mais forte e brilhante, com menos fumaça. Remover, renovar, revestir.


O projeto original de Deus para nós, seus filhos, é sermos sal da terra e luz do mundo (Mateus 5.13-14). Como brilhar num mundo completamente caído em névoa espessa? Como manter a chama acesa e brilhante em meio às agruras que o pecado inflige à nossa mente? Jesus nos ensinou a respeito.


"Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo. Nem se põe vinho novo em vasilhas de couro velhas; se o fizer, as vasilhas se rebentarão, o vinho se derramará e as vasilhas se estragarão. Pelo contrário, põe-se vinho novo em vasilhas de couro novas; e ambos se conservam" (Mateus 9.16-17 – NVI).


Remover, renovar, revestir. Assim como a espevitadeira remove a parte velha do pavio, evitando o excesso de fumaça, é preciso remover entulhos emocionais, scripts de vida negativos, complexos, medos, orgulho, autopromoção, baixa autoestima. Essa remoção é constante, dia a dia. Contar com a intervenção do Espírito Santo é essencial. O maná deve ser colhido novo a cada dia (Êxodo 16.4). É preciso limpar, purificar, santificar mente, emoção e vontade.


A luz de ontem não serve para hoje.


Nós temos o óleo. A luz está aqui. Mas a fumaça encobre seu resplendor. Removido o entulho, estaremos renovados. Assim, poderemos nos revestir da posição de filhos amados em Cristo Jesus, alcançando tudo aquilo que o Pai planejou para nossa vida.


Essas são reflexões a partir do insight do Dr. Silas Barbosa Dias, com contribuição dos alunos, durante sessão prática de teoterapia do dia 10/2/2023.


Por Paulo Povedano


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page