top of page

Quando Deus acende a luz verde no Mar Vermelho.

Atualizado: 5 de nov. de 2022


Moisés respondeu ao povo: "Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje veem (Êxodo 14.13).


O povo de Deus estava encurralado, atemorizado, perseguido: à frente o mar, atrás o Exército Egípcio, dos lados, montanhas. O que fazer? Deus acendeu a luz verde diante do mar.


Olhe para o que Deus irá fazer: o problema, luta, adversidade que você está vendo, NUNCA MAIS verá. Deus irá acender a luz verde diante do mar Vermelho. Eu convido você a se apropriar dessa verdade. Como disse o profeta Isaías: “o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz" (Mateus 4.16).

Jesus está vindo! O Cordeiro de Deus, a luz verde diante do mar Vermelho.


Acampados, o povo foi perseguido pelos egípcios. Com medo, oraram, mas também murmuraram, desejando antes voltar à escravidão a morrer no deserto (Êxodo 14.10). Diante disso, Moisés revelou a grandeza e a fidelidade do nosso Deus: O Senhor lutará por vocês; tão-somente acalmem-se" (Êxodo 14.14).


Deus quer silenciar seu lamento e mudar seu futuro, sua vida: Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante (Êxodo 14.15). Quantas vezes o Senhor acendeu a luz verde sua vida? É preciso refletir.

No início do meu ministério pastoral, adolescente, sem recursos, arrimo de família, desempregado, meu tio literalmente me empurrou a falar na igreja. Nunca mais parei! Sole Dio gloria. O grupo de jovens me chamou para ministrar estudo bíblico. Assim, recebi bolsa de estudos em Arapongas - PR. Esse foi o início do meu trabalho junto à congregação: salário, trabalho, bolsa de estudo. A luz verde de Deus se abriu diante do meu mar vermelho.

Israel foi empurrada em direção à luz verde pelos egípcios. Sem eles, retrocederia diante do mar. Sim, podemos clamar ao Senhor para que nos mostre a direção, empurre, direcione.


Israel estava em beco sem saída.


Lar desestruturado, casamento abalado, vida econômica precária, saúde debilitada, sem saída. Aqui estão oportunidades para você enxergar o que Deus pode fazer na sua vida. A luz verde vai se abrir!


Eles oraram e marcharam. Ore e marche, aja, vá em frente. Aqui está a grande lição: marchar em direção ao que Deus quer para sua vida. Quando as coisas complicarem, volte-se para cima. Só há uma saída: Deus. Cuidado com a incredulidade, murmure menos, marche mais.


O mar se abrirá à medida que você caminhar. Foque na luz verde, que é aquilo que Deus diz, independentemente de quaisquer circunstâncias adversas. Não fale! Veja e marche!


Deus nos empurra para o melhor.


Aquilo que parece problema, se torna possibilidade. Israel foi empurrada para a terra da promessa. Grandes lutas são empurrões do Senhor na direção da luz verde. Devemos agradecer pelas lutas, porque aflições nos levam ao melhor do Pai.


José, Paulo, Moisés, todos empurrados. Foguete não tem marcha à ré. A luz verde acendeu, vamos em frente! Como os romanos, coloque fogo nos navios para conquistar: abandone vida de iniquidades, tome decisão de marcha à frente, posição em Deus, vocação soberana em Cristo, sem mediocridade.


Veja a perspectiva de Deus na sua vida.


Deus colocou nuvem entre o problema e Israel. De um lado, escuridão, do outro, luz (Êxodo 14.19-20). O Senhor quer fazer isso com você. Basta olhar para o lado certo.


Senhor, brilha sua luz na minha vida. Ainda que o mundo esteja em escuridão, Deus acende luz verde diante do mar Vermelho.


Quem crê e recebe diz: em nome de Jesus, amém.


Sermão ministrado na 2ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina - PR, Filadélfia, na manhã de 13 de fevereiro de 2022. Resumo por Paulo Povedano.

110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page